Na história da vida contemporânea, nunca antes houve tanta atenção, curiosidade e ansiedade por uma vacina. A pandemia de coronavírus uniu cientistas renomados e leigos à uma pergunta que inquieta o mundo todo: quando estará disponível a vacina contra a Covid-19? Enquanto não temos resposta para essa pergunta, a Multivacin vai explicar o que é e como funciona a imunização através da vacinação.
Como a vacina age em nosso organismo?
A vacina é um método de indução de imunidade a vírus e bactérias. Ao receber a vacina, o nosso organismo cria anticorpos – uma memória imunológica que irá combater a doença toda vez que for infectado.
Os anticorpos são uma resposta natural do nosso corpo, no entanto, para doenças em que as pessoas nunca tiveram contato, como a Sars-CoV-2, é um risco muito grande esperar que toda a população seja infectada para adquirir imunidade natural, tendo em vista a gravidade da patologia.
Desta forma, a vacina é um método de imunização, através de fragmentos de vírus e bactérias, na qual as pessoas adquirem imunidade sem adoecer.
Do que são feitas as vacinas?
Para criação de vacinas são utilizados diferentes métodos de apresentar os microorganismo ao nosso corpo, sem gerar infecção e resultar em uma resposta imunológica positiva. Entre os tipos de vacina estão: a atenuada (vírus e bactérias enfraquecidos); inativada (fragmentos inativados de vírus e bactérias); toxóides (contém a toxina produzida pela bactéria em nosso organismo); e a com subunidades (contêm frações dos microorganismos).
Ainda é cedo para afirmar como será desenvolvida a vacina que, de fato, será mais eficaz a Convid-19, no entanto, já sabemos que irá utilizar alguma dessas 4 técnicas para a sua produção.
Vacina contra o coronavírus: O que esperar?
Agora que você já sabe como a vacina funciona em nosso corpo – criando um resposta imunológica a partir de fragmentos dos próprios vírus ou bactérias – nós podemos avançar explicando como as vacinas são feitas. Dessa forma, você compreenderá porque a imunização contra a Covid-19 ainda não está disponível para a população e o motivo de tantos testes serem realizados antes da homologação da vacina. Esse será o próximo tema abordado em nosso Blog.
Acompanhe nosso Facebook e Instragram, para se manter informado e acompanhar as futuras postagens.